Posso treinar gripada?

No nosso Dicas e Curiosidades de hoje, resolvi falar sobre esse assunto que deixa muita gente na dúvida!

Nariz entupido, tosse seca e dores em todo o corpo – chegou a época da gripe e da constipação. Apesar do seu corpo estar doído e do seu nariz estar escorrendo como uma torneira aberta, pode ser difícil decidir se você deve continuar o seu programa de treino ou não.

Keith Veselik, diretor dos cuidados primários da Universidade Loyola afirmou:

Ter que desacelerar quando se está doente, é a forma da mãe natureza afirmar que não se deve exagerar, e é razoável prestar atenção nisso. De acordo com Veselik, se uma pessoa deve fazer exercício ou não, pode depender do tipo de doença. Quando o corpo está doente, já está travando uma batalha contra a doença e isso requer energia. Por exemplo, adicionar stress extra do exercício enquanto se está doente, pode ser perigoso para uma pessoa com um problema no coração. Uma pessoa com diabetes poderá ter que monitorizar os seus níveis de glicose no sangue com maior frequência, especialmente se estiver comendo normalmente, já que estar doente pode aumentar os níveis de glicose e o exercício pode reduzir.

Ainda assim, Veselik afirma que em regra geral não há problema em fazer exercício se os seus sintomas forem acima do pescoço, tal como garganta rouca ou nariz constipado. Se você não está sentindo bem, mas ainda assim quer fazer exercício, reduza as suas expectativas em relação ao que você é capaz de fazer. Não precisa necessariamente ficar na cama todo o dia, mas não pode esperar ter o mesmo nível de energia que teria se não estivesse doente.

Mas, pode ser perigoso realizar exercício se tiver os seguintes sintomas:

✔️Febre
✔️Dificuldades em respirar ou peito congestionado
✔️Dores no corpo
✔️Diarreia ou vômitos

No caso de sentir tonturas ou a cabeça leve quando se levanta, ele também sugere que ao tomar a decisão pense no local em que vai realizar exercício e também quem irá estar exposto à sua doença.

Embora normalmente partilhar seja uma coisa boa, esse não é o caso quando se trata de germes. Se você está tossindo e espirrando evite as aulas coletivas. O ideal é que faça algo individualmente. Além disso, limpe sempre as máquinas da academia, nunca se sabe quem esteve nelas antes de você.

Ele também alerta para não colocar muitas expectativas quando regressar ao seu programa de exercício normal. Você não irá ser capaz de fazer muito logo no início e isso é normal. Inicialmente aplique apenas 50% do esforço e treine apenas 50% do tempo.

Escute o seu corpo e aumente o tempo e o nível de esforço de acordo com o que ele for respondendo.