Aqueça sem engordar: 2 receitas de sopas saudáveis para o inverno

Não tem jeito, é o inverno bater na porta e a fome aumenta. Mas como fazer para manter a forma diante de opções tão irresistíveis? Segundo a Dra. Cátia Medeiros, nutricionista da Atual Nutrição, a sensação de mais fome está ligada ao fato do nosso metabolismo (gasto energético) estar alterado. “Ele aumenta para manter o corpo mais aquecido e com este aumento, temos toda esta sensação de fome”, explica.

Para quem está seguindo uma dieta, basta prestar atenção ao modo de preparo. “O ideal é adequar as preparações, que podem ser refogadas, grelhadas e até em molhos e tomar cuidado na escolha dos componentes, que não precisam ser tão gordurosos”, reforça.

Uma boa dica é aderir à substituição. “Um creme de leite, que possui um teor mais alto de gordura, poderá ser adaptado para substituição por iogurte desnatado natural ou requeijão light, por exemplo”, afirma.

Outra dica também é tomar cuidado com açúcar demais nos chazinhos ao longo do dia, monitorar a gordura dos preparos e não se descuidar da mastigação e da hidratação.

Além disso, a adaptação do prato para versões mais light é, sem dúvida, a melhor opção.

Para esquentar, confira duas receitas de sopinhas que podem ser inclusas na dieta sem restrição:

Creme de cenoura com gengibre

Ingredientes

3 kg de cenoura
6 batatas médias
4 litros de água
10g de gengibre
Sal com moderação
Alecrim a gosto

Coloque em uma panela grande a cenoura, a batata, a água e o sal para cozinhar. Desligue o fogo quando estiver tudo cozido e coloque o alecrim e o gengibre. Bata no liquidificador e sirva com salsinha picada.

Caldo verde light

Ingredientes

3 litros e meio de água
1 maço de couve
12 batatas médias
150g de peito de peru defumado (cortado em cubos)
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho esmagado
1 cebola grande ralada
sal

Refogue a cebola e o alho junto com o peito de peru, cubra com 3 litros e meio de água, deixe ferver por aproximadamente meia hora. Coe o caldo e reserve o peito de peru. Junte ao caldo as batatas descascadas e cortadas em pedaços médios. Assim que estiverem cozidas, passe-as pelo espremedor e retorne-as ao caldo junto com o peito de peru defumado e deixe engrossar. Alguns minutos antes de servir, junte a couve cortada bem fininha, dê uma fervura rápida, com a panela destampada, prove o sal e sirva em seguida.

Fonte: saude.ig.com.br